Seguidores

quarta-feira, 20 de março de 2013

2º Encontro PNAIC Flor de Lis


2º encontro – 18 de março de 2013


Nosso 2º encontro iniciou com a historinha deleite: “Uma Joaninha diferente” tema relacionado a tarefa de casa: análise do relato de experiência com uma aluna com Síndrome de Down do 1º encontro. Em seguida, retomando tal análise, foi proposta uma discussão em grupo, refletindo alguns questionamentos acerca desta temática.

As professoras alfabetizadoras socializaram tais reflexões, relatando que tal atitude (da educadora em questão) está muito associada à prática diária por elas exercida. Foi um momento muito interessante e com várias participações.

Em seguida, prosseguimos com os slides do PNAIC com uma apresentação dialogada sobre “A alfabetização como uma prática social a partir de elementos da cultura escolar, revelados nas fotografias, objetos, livros didáticos, atividades, entre outros...” assim fomos conversando e debatendo as imagens até o início do vídeo com o relato do Sr. João Alagoano:


Relembrando nossa alfabetização, concepção/metodologia utilizada na época por nossos professores, comparamos o trabalho realizado atualmente e definimos as unidades da língua que cada processo. Você sabe quais são as unidades da língua? Pergunte a um de nossos professores alfabetizadores, eles explicarão direitinho ;-)

Na sequência dos trabalhos, foi apresentado slides com as concepções de alfabetização, mas uma vez levando as informações e questionamentos acerca das formações disponibilizadas aos professores como formação e continuada e os materiais que os próprios profissionais recebem via MEC. Ex: livro didático.

Assim, foi proposto uma análise/avaliação de materiais didáticos utilizados ou que há ou eram disponibilizados nas escolas, (Ativ.1) novamente em grupo, porém com registro individual, as professoras alfabetizadoras analisaram e selecionaram um material a avaliar e responderam os questionamentos.

Socializando os materiais e análise feita, fomos encerrando nosso encontro com a explicação e...
  • Enviar a listagem dos alunos com nome completo e data de nascimento;
  • Preencher o formulário de acompanhamento individual dos alunos;
  • Levar para o próximo encontro o instrumento de diagnóstico utilizado.       
Para finalizar e adoçar a semana, uma singela lembrancinha do PNAIC com Bis...

                       
 Até nosso 3º encontro no dia 1º de abril (e não é mentira, rsrs)

P/ Náysa  Taboada


segunda-feira, 18 de março de 2013

1º Encontro PNAIC Flor de Lis


1º Encontro - 04 de março de 2013


Nosso primeiro encontro, foi baseado em um reencontro de profissionais que em sua maioria há tempos não se viam e conversavam, nossa turma está formada basicamente de professores alfabetizadores com mais de dez anos de experiência nessa área, o que nos causa um grande impacto em relação ao nível das discussões e reflexões a serem remetidas ao longo do curso de formação.

Inicialmente lemos a mensagem "Cada um é um rio", texto que nos leva a perceber que somos seres desafiados diariamente, mas que somos capazes de seguir adiante, como o rio que vai percorrendo até chegar ao mar.

Eis o texto...


Após a leitura fizemos as apresentações, com a dinâmica "Quem sou eu?" uma brincadeira de adivinhação criada pelos próprios cursistas como propõe o slide1 do PNAIC, uma interação muito interessante e descontraída que nos incentivou a dar sequencia na pauta no dia.

Em meio as apresentações recebemos a visita da Coordenadora Municipal do PNAIC Kênia dos Santos Francelino que trouxe novas informações, esclareceu dúvidas e relatou as regrinhas da formação, como por exemplo a assinatura do Contrato Didático.

A Leitura Deleite do dia foi: "Nascer Sabendo" Autor:  Ronaldo Simões Coelho

Nosso primeiro encontro tece como tema Currículo no Ciclo de Alfabetização, com leitura do Texto 1 do caderno PNAIC, participação das experiências das professoras e compartilhamos ideias e receios acerca do Pacto. Em sequência, fizemos uma apresentação dialogada sobre a inclusão no currículo escolar, novamente coma  participação efetiva dos professores relembrando o que mais marcou no seu período pessoal de alfabetização e lembranças de flexibilidade no currículo e por fim, foi realizada a proposta de...

   

... ler e analisar o: Relato de experiência com a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down (caderno Inclusão);

  •  Trazer para o próximo encontro materiais didáticos para análise, como cadernos de alfabetização, cadernos de planejamento, livro didático e coleções de atividades na área de alfabetização.

Acredito que tenha sido um encontro produtivo e experimental de como será o percurso durante o PACTO e as aulas presenciais. Estamos ansiosos pelas novos desafios e reflexões que virão pela frente.

P/ Náysa Taboada