Seguidores

terça-feira, 20 de maio de 2014

6º encontro

No último dia 19 de maio de 2014 foi realizado o 6º encontro PNAIC Matemática 1º ano turma Flor de Lis. Iniciamos o encontro com novas apresentações de propostas lúdicas na educação matemática realizadas em salas de aula do 1º ano, vejam:

Jogo da Ordem

Bingo com perguntas matemáticas

Amarelinha

Apresentaram jogos recreativos com a matemática:
crescente/decrescente; corrida ao número...

Após as apresentações, demos sequência a pauta do dia, com a socialização da tarefa não presencial, com o discurso dos alunos sobre: para que serve contar? Para que serve fazer contas? Para que serve medir? Foi surpreendente tal tarefa com alunos, fizemos uma exposição básica das respostas e recolhi tais tarefas para análise e síntese de todos os quadros que será entregue posteriormente.


Após análise dos discursos dos alunos, prosseguimos com o estudo do texto sobre a Construção do número, pág. 6 e 7 com atividades em sequência págs. 69 e 70. Compartilhando Atividade 1 e 2 do Caderno 2 (para acessar clique AQUI). Leitura coletiva, Atividade 1 individual e atividade 2 em grupo e com troca de textos para outro grupo completar o texto elaborado, segue imagens:

(eu auxiliando na apresentação, rs)

Após as exposições e reflexões acerca do conceito de quantificação, realizamos o estudo do texto: Agrupamento na organização da contagem e na origem dos sistemas de numeração. Leitura e estudo de caso da Professora GiseleTamara Bittencourt, págs. 15-17 agregando a proposta de atividades com material concreto (solicitado no encontro anterior) para trabalhar quantidade e agrupamentos. Os grupos se organizaram para elaborar uma proposta de atividade e socializaram com todo o grupo:

Quantificação

 Agrupamento

E para finalizar um jogo do caderno encarte de jogos, que contempla tanto a quantificação como o agrupamento: "Jogo das duas mãos"


Para acessar o caderno e obter as regras e orientações pedagógicos sobre o jogo, clique em AQUI. e prossiga à página 14-15.

Para concluir, proposta de atividade não presencial:


Mais imagens em Práticas na escolas, Fotos dos encontros e slide dialogado a aba: slides. Acompanhem!
Próximo encontro será sobre Alfabetização e Linguagem, mas o tema o Módulo de Matemática volta em seguida... até lá!
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário