Seguidores

terça-feira, 27 de maio de 2014

7º encontro - Alfabetização e Linguagem

Em 26 de maio de 2014, foi realizado o 7º encontro do PNAIC - 2014. Nosso tema em Alfabetização e Linguagem foi: "Formas de mediação no processo de aprendizagem"

Iniciamos as atividades, com o slide dialogado e a historinha deleite "Nicolau tinha uma ideia" Ruth Rocha e em seguida demos continuidade ao estudo do dia, de acordo com os slides.


Ao mencionarmos, conforme o slide sobre a educação infantil e as possibilidades de incentivar e trabalhar a leitura e escrita, foi exposto alguns vídeos e áudio de crianças não alfabetizadas na prática de leitura e com hipóteses de escrita, que foi bem interessante. Segue um dos exemplos.

História: Quem está ali na floresta?


Após tal análise entre outras expostas, seguimos para a análise do sistema de escrita com a sugestão de um novo instrumento, sugerido na formação. Os professores vieram com as escritas dos alunos, solicitados no encontro anterior para a realização desta atividade. Segue algumas imagens: 
Obs: Instrumento na aba: Textos e Atividades.












Para visualizar o instrumento de avaliação sugerido, clique AQUI.

Após as análises, fiemos em conjunto as análises das escritas em slide e prosseguimos com a avaliação da sequencia didática, tendo como ponto de partida a história de Nicolau. A avaliação teve como objetivo, analisar quais direitos de aprendizagem do 1º ano em Língua Portuguesa estava sendo contemplado em tais atividades e como o professor poderia realizar a sua mediação para tal.

Após a socialização, foi entregue aos professores alfabetizadores um DVD com acervo de histórias infantis e vídeos, para planejar uma Sequencia Didática, explorando os direitos de aprendizagem e as demandas da turma de acordo com as avaliações do sistema de escrita realizado neste encontro. Tal apresentação será  realizada no próximo dia 16 de junho, onde iremos aprofundar a temática da Alfabetização e Linguagem.



Até o próximo encontro ;)
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário