Seguidores

quinta-feira, 24 de julho de 2014

12º encontro

No último dia 21 de julho de 2014 foi realizado o 12º encontro do PNAIC Matemática 2014 com o tema "Resolução de Problemas" continuando o encontro anterior.

Iniciamos as atividades com a apresentação da elaboração de resolução de problemas a partir do jogo proposto em sala de aula. Foi muito interessante e todas as professoras se dedicaram a compartilhar tais experiências com apresentação de imagens e relatos...









Após as apresentações demos sequencia ao encontro, com uma historinha deleite "A Centopeia e seus sapatinho" para ter acesso, clique AQUI.

Em seguida, realizamos o estudo do Caderno 4, páginas e parágrafos demarcados por mim, anteriormente, em específico os campos conceituais de Vergnaud.

Como prática, foi proposto uma dinâmica de elaboração de problemas, em que as professoras tiveram que recortar e colar uma imagem selecionada em uma folha A4. De forma aleatória tais imagens foram redistribuídas, para que elaborassem um problema sobre tal imagem e para finalizar foi entregue a atividade a pessoa que iniciou a tarefa, colando a imagem.

Foi uma atividade bem aceita e que as professoras gostaram bastante...



E para complementar os estudo e as atividades práticas, foi proposto ao grupo, desafios de raciocínio lógico...


... e para concluir uma série de probleminhas para que classifiquem de acordo com os campos conceituais de Vergnaud: aditivo e multiplicativo.
(contribuição Profª Marli PNAIC UFES)

Tal desafio foi realizado em grupo e entregue para ser corrigido e entregue na próxima aula, para debate e análise das questões marcadas equivocadamente.

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano





Nenhum comentário:

Postar um comentário