Seguidores

quarta-feira, 30 de julho de 2014

13º encontro

Em 28 de julho de 2014, ocorreu o 13º encontro da Formação PNAIC 2014 Linguagem com o tema: "Avaliação".

De início fiz junto da turma, uma devolutiva da avaliação do 1º semestre do curso, em que as professoras alfabetizadoras, pontuaram alguns tópicos, como:
  • carga horária semanal - avaliam como cansativo pela rotina de trabalho
  • dificuldade de mediação pelo número de alunos por turma
  • o lúdico X espaço em sala;
  • reduzir a CH do curso;
  • formação para 4º e 5º ano;
  • além de elogios com a metodologia, dedicação da formadora entre outros...
Em seguida, trabalhamos o tema avaliação através do slide dialogado:


O livro e Sequencia Didática referida no slide foi mencionado aos professores alfabetizadores para ser enviado por e-mail, para ter acesso clique na aba Textos e Atividades, ou clique AQUI.

Foi entregue as professoras trechos do artigo citado e uma atividade de reflexão em grupo. Durante todo o encontro pude perceber uma grande participação das Professoras Alfabetizadoras a respeito do tema, incluindo a avaliação do instrumento de avaliação que temos hoje em nosso município.

Tarefa:

Imagens:






Fizemos a socialização das respostas sobre os registros e em que momento seria realizada a avaliação e algumas das pontuações surgidas foram:



Assistimos o vídeo até aproximadamente 5min. de todo o programa Salto para o Futuro avaliação, onde o foco era o registro e avaliação da leitura e propomos a atividade não presencial como expõe o slide acima.
Tal tarefa será entregue via e-mail até a data do próximo encontro de Linguagem. 18/08.

Vídeo:


Para finalizar...


Náysa Taboada
Orientadora 1º ano

quinta-feira, 24 de julho de 2014

12º encontro

No último dia 21 de julho de 2014 foi realizado o 12º encontro do PNAIC Matemática 2014 com o tema "Resolução de Problemas" continuando o encontro anterior.

Iniciamos as atividades com a apresentação da elaboração de resolução de problemas a partir do jogo proposto em sala de aula. Foi muito interessante e todas as professoras se dedicaram a compartilhar tais experiências com apresentação de imagens e relatos...









Após as apresentações demos sequencia ao encontro, com uma historinha deleite "A Centopeia e seus sapatinho" para ter acesso, clique AQUI.

Em seguida, realizamos o estudo do Caderno 4, páginas e parágrafos demarcados por mim, anteriormente, em específico os campos conceituais de Vergnaud.

Como prática, foi proposto uma dinâmica de elaboração de problemas, em que as professoras tiveram que recortar e colar uma imagem selecionada em uma folha A4. De forma aleatória tais imagens foram redistribuídas, para que elaborassem um problema sobre tal imagem e para finalizar foi entregue a atividade a pessoa que iniciou a tarefa, colando a imagem.

Foi uma atividade bem aceita e que as professoras gostaram bastante...



E para complementar os estudo e as atividades práticas, foi proposto ao grupo, desafios de raciocínio lógico...


... e para concluir uma série de probleminhas para que classifiquem de acordo com os campos conceituais de Vergnaud: aditivo e multiplicativo.
(contribuição Profª Marli PNAIC UFES)

Tal desafio foi realizado em grupo e entregue para ser corrigido e entregue na próxima aula, para debate e análise das questões marcadas equivocadamente.

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano





quarta-feira, 16 de julho de 2014


11º encontro

Neste dia 14 de julho de 2014, retornamos após o recesso com nossos encontros do Pacto Nacional pela Idade Cert.a - PNAIC

As Professoras Alfabetizadoras foram recebidas com uma singela mensagem de boas vindas...

... de início retomamos o encontro anterior com a análise do vídeo: "A construção do fracasso escolar - mecanismos do não aprender e desafios do professor."


Após a análise do vídeo foi solicitado conforme slide do 10º encontro - relatório “O fracasso escolar, qual meu papel enquanto professor: possibilidades e fragilidades na minha realidade atual da sala de aula” e a Avaliação da formação até o momento, considerando os encontros, atividades, orientadora, materiais utilizados, dinâmica dos encontros, incluindo:
  •        Pontos positivos;
  •        Pontos negativos; 
  •        Sugestões
Neste encontro, recebemos nossa Coordenadora Local - Kênia Francelino - na qual veio esclarecer
dúvidas sobre a nova aba do SIMEC "atividades obrigatórias", entregar o material impresso (cadernos
MEC) e relatar novas informações. Segue imagens:





Seguimos a diante com slide dialogado e estudo do caderno 4...



Em paralelo com os slides, estudo do caderno 4, pág 5 e em seguida de 06 a 08.

A História do Jabuti sabido e macaco metido, você encontra AQUI.

Proposta de atividade: amigo jogo (que não ocorreu) com elaboração de problemas/intervenção do professor acerca do jogo recebido.

Neste caso, faremos como tarefa não presencial a ser compartilhado no próximo encontro. Escolher e propor um jogo aos alunos e no decorrer do jogo elaborar uma situação problema a ser solucionado pelos alunos.

Orientadora Náysa Taboada
1º ano