Seguidores

domingo, 31 de agosto de 2014


domingo, 24 de agosto de 2014

Práticas de leitura

Nossa atividade do 18 de agosto, foi uma proposta não presencial como relatório de Práticas de Leitura, metodologia, avaliação e registro.

Tais atividades estão sendo analisadas e realizadas devolutivas as professoras, até que fique de acordo com o que foi proposto. O que tem sido muito produtivo, não só como realização de tarefa proposta, mas principalmente por compartilharmos atividades tão positivas realizadas em nossas escolas do município, mas precisamente em turmas de 1º ano do Ciclo de Alfabetização.

Segue algumas destas práticas:





Parabenizo aqui, por enquanto, aos Professores Alfabetizadores, tão dedicados e envolvidos com a educação, não só na escrita, como muitos equivocadamente se preocupam, mas com o educando como um sujeito global sendo mediado e incentivado a alfabetização na leitura e demais áreas presentes no conhecimento.

Até dia 08/09! =D
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano

sábado, 16 de agosto de 2014

15º encontro - Geometria

Neste último dia 11 de agosto de 2014 realizamos o nosso 2º encontro sobre Geometria, iniciamos as atividades de acordo com a pauta exposta no slide:


Historinha deleite: "Fiz voar o meu chapéu" de Ana Maria Machado.

A proposta foi entregar o texto fatiado com apenas a primeira frase numerada e cada grupo, montar o texto e em seguida criar uma dobradura (Origami) associado ao texto...



... o grupo que terminasse, de maneira correta primeiro, ganhava um brinde, o que causou certa disputa e interesse por parte das cursistas.

Após as conclusões fizemos a correção de acordo com o slide acima.
Segue algumas imagens do trabalho:



Assim demos sequencia ao encontro, iniciando a temática com a História do Tangran, como expõe o slide, enquanto fui contando a historinha os grupos iam montando as imagens utilizando o tangran, como pode-se verificar:







Seguimos com algumas reflexões acerca da atividade e história e continuamos a sequencia do encontro com...




Com a análise de: jogos de geometria associado a turma que as professoras lecionam, dos objetivos, desenvolvimento, avaliação e questionamentos possíveis os grupos compartilharam no coletivo suas avaliações, onde apenas 01 jogo foi um pouco criticado em relação a sua estrutura de tabuleiro e peças para trabalhar com os alunos.

Em seguida os grupos iniciaram suas apresentações do caderno, conforme foi proposto no encontro anterior, que foi muito positivo. Segue algumas imagens e apresentações realizadas:

Primeiros elementos da Geometria





Artes e Geometria






Lateralidade...


Cartografia


Geometria e Materiais Virtuais


Atividades no laboratório de informática







Para finalizar foi disponibilizado uma sequencia didática sobre Geometria para análise e avaliação.

As sequencias estão disponíveis no site: http://revistaescola.abril.com.br/geometria/

Assim finalizamos nosso 15º encontro, retornando presencialmente somente no dia 08/09.
Até lá!

Enquanto isso, postarei algumas práticas de leitura de nossas professoras alfabetizadoras.
Aguardem!!!

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano









terça-feira, 5 de agosto de 2014

14º encontro

Em 04 de agosto de 2014, foi realizado o 14º encontro do PNAIC turma Flor de Lis com o tema do Caderno 05 - Geometria.

Iniciamos os trabalhos com a apresentação do caderno e objetivos desta temática através do slide dialogado, e assim fomos seguindo a sequencia da pauta como exposto no material de apresentação e vídeo:


Foi proposto algumas tarefas relacionadas as temáticas deste caderno, como desafio e sugestão de aulas práticas e sempre associando aos direitos de aprendizagem e mediações/questionamentos do professor em tais tarefas.

Dentre elas: 
  • jogo e a brincadeira explorando a Geometria
  • criação de poliedros com canudinhos;
  •  massa de modelar, 
  • atividades de simetria;
  • planificação de embalagens.


Segue algumas imagens:












O encontro foi bem produtivo e com bastante interação dos professores alfabetizadores. Após as atividades e socialização da avaliação da tarefa e viabilidade em suas turmas, seguimos com a proposta de estudo do caderno e propostas para a prática em sala de aula, como exposto abaixo:



Após o estudo e propostas elaboradas em grupo, finalizamos o encontro com as tarefinhas de casa para o próximo encontro.

Obs: O relato é a apresentação oral da temática do grupo, junto com imagens da proposta elaborada em sala de aula com os alunos e o direito de aprendizagem contemplado. =D

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano