Seguidores

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Aconteceu... Seminário Inicial

Neste dia 10 de agosto de 2015, realizou-se o Seminário Inicial PNAIC 2015 na Faculdade Pitágoras.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal da Educação, Coordenadora Local PNAIC, Orientadores de Estudo e Professores Cursistas Alfabetizadores, cerca de 200 professores de 1º ao 3º ano estão cadastrados à formação de 2015.


A Secretária Diana Márgara Raidan Chácara, abriu o evento expondo as ações do município, as expectativas com os resultados, o instrumento diagnóstico realizado pela Equipe Fundamental I, como apresentado abaixo:

Fala da Secretária da Educação
Tamili Mardegan - Setor Fundamental I

Tamili Mardegan, Pedagoga do Setor do fundamental I da SEMED Guarapari, expôs algumas análises dos resultados e apresentou dados do instrumento de diagnóstico aplicado nas escolas, classificando os alunos nos níveis de alfabetização defendidos por Emília Ferreiro. Optou por esta apresentação para ter acesso e interpretação de todos os professores alfabetizadores e pedagogos, haja visto que este se mostra ainda mais conhecido entre os profissionais da rede.

Dados do 1º trimestre - 1º ano 2015
Dados 1º trimestre - 2º ano 2015
Dados Gerais do 2º ano (1º trimestre)
Dados Gerais 3º ano (1º trimestre)
A Pedagoga Paula Lúcia de Lima Andreatti partícipe do Setor de Fundamental I, complementou a apresentação expondo as ações da equipe e dialogando junto aos professores com palavras de confiança, experiência e empatia junto as dificuldades e responsabilidades dos Professores alfabetizadores de 1] ao 3º ano, como mostro abaixo

Ações do setor...
Paula de Lúcia Andreati
E encerra com uma citação do pacto do que é estar alfabetizado e os direitos de aprendizagem dos alunos, relatando a responsabilidades de todos neste processo de alfabetização.


Em seguida, nossa Coordenadora Local, Lillyann Márcia Bruno deu as boas vindas ao início da formação PNAIC 2015 e apresentou a estruturado curso, quantidade de encontros, regras, orientadores, turmas e cronograma.



Após a palavra da coordenadora, prosseguimos com o evento com a Palestra: "Currículo Municipal Perspectivas na Alfabetização", tema este proposto pela formação e de suma importância a todos os envolvidos nesta construção do currículo.
Letícia Regina Prezotti apresentou a estrutura da proposta curricular iniciada em 2012, as ações desenvolvidas, o documento e evento de entrega às escolas, provocou reflexões acerca do conceito de currículo, práticas pedagógicas e nosso papel enquanto profissionais da educação e da escola em relação as aprendizagens significativas e os conhecimentos para a vida.



Encerrou seu diálogo com os cursistas por meio de uma citação de Paulo Freire, ressaltando a importância da teoria e a prática como sustentação de uma a outra. Segue abaixo:


Por fim, a Coordenadora do Setor de Formação Alexandra Guerra, palestrou sobre a interdisciplinaridade e mostrou por meio de uma música a possibilidade de trabalhar diferentes eixos do conhecimento e a valorização da amplitude e criatividade do professor, mediante aos planejamentos e compromissos profissionais.


E assim encerrou nosso evento e em paralelo, dado o "start" ao curso. Dia 17/08 será nosso primeiro encontro de 2015 na turma Flor de Lis, vamos que vamos!!!
Acompanhem ;)

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário