Seguidores

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Formação dos Orientadores 2015

Nos últimos dias 28, 29 e 30 de julho foi realizado na Faculdade Saberes - Vitória ES o primeiro encontro de Formação dos Orientadores PNAIC 2015. Foram três dias de apresentação do curso, formação inicial e entrega do primeiro caderno para estudo.

Na ocasião estávamos os oito Orientadores de Guarapari e nossa Coordenadora Local, junto com os demais orientadores, formadores e coordenadores de todo o Estado. Algumas novidades e informações foram passadas na qual relato em seguida:
  • Os temas centrais deste ano serão: Currículo na perspectiva inclusiva, interdisciplinaridade e a criança no ciclo de alfabetização.
  • O curso terá carga horária total de 80h para os Professores Alfabetizadores, sendo 60h presenciais e 20h não presenciais.;
  • A sugestão deste ano é que tenhamos um seminário inicial e um seminário final, sendo proposto o primeiro de 8h e o último de 12h.
  • Além do Caderno de Gestores, os cadernos referências serão os cadernos 1, 2 e 3, os demais serão selecionados alguns textos para estudo, na qual serão contemplados junto aos cadernos citados anteriormente. Vale ressaltar que esta foi uma decisão tomada pela Universidade, haja visto a quantidade de material e o pouco tempo hábil para aprofundar em todos os conteúdos propostos;
  • A formação dos orientadores em nosso estado será mensal com carga horária de 12h, já a formação dos cursistas permanecerá em minha turma e grande parte das presentes em nosso município 2x por mês, ou seja, quinzenalmente encontros de 4h.
  • O início da formação em nosso município está prevista para a segunda semana do mês de agosto, provavelmente com o seminário inicial (a confirmar).
Na próxima segunda-feira dia 02 de agosto, nós Orientadores PNAIC e Coordenação de Guarapari, estaremos reunidos para as tomadas finais e iniciar em breve novas informações e encontros a serem realizados. Conecte-se! ;)

Até mais...
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Informações do MEC para professor com Bolsas e Certificados pendentes


Com o intuito de manter os leitores desse blog bem atualizados, encaminhamos alguns questionamentos via email para MEC, o texto abaixo é uma das respostas que obtivemos…
Fonte: http://oincrivelze.com.br/informacoes-do-mec-para-professor-com-bolsas-e-certificados-pendentes/


Solicitamos entrar em contato com a Universidade que atendeu seu município, pois conforme alínea n do inciso III do artigo 7º da Resolução nº 4 de 27 de fevereiro de 2013, é atribuição e responsabilidade das instituições de ensino superior certificar os orientadores de estudo e os professores alfabetizadores que tenham concluído a Formação. Como a formação é de responsabilidade da Universidade, cabe unicamente a Universidade decidir se certifica ou não. O sistema do SISPACTO é para que a universidade saiba quem está ou não indicado a certificação pelo Município.

Os professores que estão com bolsas pendentes devem encaminhar de forma individual seu questionamento para o e-mail (pactonacional@mec.gov.br), informando detalhadamente os fatos ocorridos/solicitados, nome completo, CPF e perfil SISPACTO.

A previsão para o início da formação é Agosto de 2015.
Fonte: http://oincrivelze.com.br/informacoes-do-mec-para-professor-com-bolsas-e-certificados-pendentes/

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Vai começar...

Olá seguidores!

Em breve, iremos retornar à ativa com o blog e novas sugestões e relatos de trabalho!

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de julho os Orientadores estão em formação com a UFES para em agosto darmos o "start" no PNAIC 2015 com os Professores Alfabetizadores!

Aguardem!!! =D
Beijinhos

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano